quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Anexo, mais um artigo de (des)Artes & Textos


Construção

Quando falamos de construção, sempre nos vem à mente segurança, fortaleza, resistência, conforto. O pressuposto é que se constrói para durar.

Apresentam-se como exemplo clássico de construção que eternizou o conceito de resistência e durabilidade as Pirâmides do Vale do Nilo. Quando a referência é segurança, logo nos deparamos com as Muralhas da China. O conforto nos leva aos Jardins Suspensos da Babilônia.

Pode-se ter construção em toda a sua essência numa simples e frágil casca de ovoobra perfeita de anônimo arquiteto. Esta, por sua concepção, leveza de linhas e formas, merece o melhor dos Nyemeiers. E a finalidade? Preservar a espécie, objetivo muito mais pleno de méritos que servir de túmulo a um faraó qualquer.

O João-de-barro constrói seu confortável lar com lama colhida a conta-gotas, situando-o numa paisagem exuberante, sobre os galhos de frondosa árvore. Lá, velado de olhares indiscretos, recebe a sua amada.

Qual a mais tenra das construções!? Os simples e frágeis favos de mel, construídos meticulosamente pelas abelhas com a seiva de suas próprias entranhas. Neles, apesar da fragilidade, armazenam-se alimento suficiente para todos os habitantes da colmeia.

Existe construção mais singela do que bolhas de sabão a voar em ziguezague, uma após outra!? Uma cumbuca com espuma, um canudinho de caule de mamona, um sopro dado com delicadeza e eis uma criança-arquiteto a criar mundos coloridos, repletos de sonhos e fantasia.

Façamos de nosso cérebro uma fonte construtiva e marcaremos nossa passagem pela vida com o traço indelével da sabedoria.

Juracy de Oliveira Paixão ( Maio de 2004)

2 comentários:

Edson disse...

Juracy,
Seus artigos estao muito bons. Encruzilhada é excelente. Em construcao vc volta a ser o Juracy que conheco e aborda um tema sempre atual.
Abs

Roberto Martins disse...

bela Construção de texto Juracy...
mas o que é frágil e o que é resitente sob a perspectiva de quem? Será uma abela ou uma formiga consegue furar a Muralha da China para fazer sua morada? Será que a moradas destes seres não é resistente? Será tudo relativo ou uma questão de perspectiva? Quem bom ler textos como os seus... São destes que colocam a gente pra pensar! Abraços !!