quarta-feira, 11 de maio de 2016

Por que o ser humano sente necessidade de organizar-se?

No princípio era o caos. O homem primitivo agia como indivíduo isolado, senhor de suas ações. A própria luta pela sobrevivência, contudo, impôs-lhe a necessidade da união, da organização em bandos, para a ação conjunta contra as feras e contra as hordas rivais. Dessa organização em bandos nasceram as famílias, as tribos, as nações.

A necessidade de organização na Sociedade Hodierna é uma imposição do próprio desenvolvimento social.

O ser humano se organiza não somente para viver melhor, mas também – e sobretudo – para que sobreviva. A organização social é a razão mesma da riqueza e do progresso.

No campo, a as cooperativas levam ao aumento da produtividade, a maior abundância e a menos fome; na cidade a organização social cria novas possibilidades de emprego, de educação, de desenvolvimento.

A organização, imperativo da vida moderna, deve ser posta a serviço do Ser Humano, jamais escravizá-lo. Uma organização social justa prevê  o bem-estar coletivo, o progresso e o crescimento uníssono da sociedade. A causa comum torna-se a razão lógica das ações individuais, em detrimento dos interesses particulares e de grupos.

Beneficia-se a coletividade com os avanços da técnica; estimula-se o progresso com as conquistas da ciência; justifica-se a sociedade com o trabalho comum  do ser humano.


Juracy de Oliveira Paixão 

Nenhum comentário: